Quem Somos

O CEMES volta-se para a formação de profissionais graduados em qualquer área do conhecimento e pós-graduados que queiram especializar-se no exercício do magistério superior.

Visa proporcionar formação pedagógica, principalmente, aos professores que já atuam nas IES ou que têm pretensões de seguir a carreira do magistério superior e para aqueles que almejam refletir sobre a universidade e seu papel como instituição social.

CARGA HORÁRIA

O Curso abrange 360 horas, distribuídas entre 6 disciplinas, sendo 4 de 60h, 1 de 90h e 1 de 30h.

• Todas as disciplinas têm espaço para atividades teóricas, individuais e em grupo, descritas no seu Plano de Ensino. Há ainda disciplinas em que há um predomínio de atividades práticas relativas à docência e à pesquisa, como o caso da Didática e da Metodologia da Pesquisa Científica. Essas perfazendo um total de 150 horas.

Objetivo Geral

Contribuir para a formação continuada de profissionais em exercício ou pleiteantes ao magistério do Ensino Superior, propiciando estudos e referências teórico- metodológicas que contribuam para o desenvolvimento de uma prática docente  comprometida com a qualidade do ensino superior, no âmbito do ensino, da pesquisa e extensão.

Objetivos Específicos

• Propiciar a apreensão de conhecimentos histórico-sociais, técnico-pedagógicos e políticos que fundamentam a prática docente no ensino superior.
  • Favorecer a reflexão crítica sobre os fundamentos teórico-metodológicos que subsidiam a organização do processo ensino-aprendizagem no ensino superior.
  • Ampliar os conhecimentos relativos aos conteúdos/atividades e procedimentos pedagógicos de planejamento, execução, acompanhamento/orientação e avaliação das atividades de ensino, tendo por orientação princípios democráticos e eticamente comprometidos com a transformação social.
  • Orientar a elaboração e desenvolvimento de projetos de ensino, pesquisa ou extensão.
  • Fomentar o estímulo à investigação científica por meio da elaboração da monografia de conclusão do curso.

CONTEUDO PROGRAMÁTICO

Disciplinas oferecidas:

• Teorias da Educação – 60 horas
  • História e Política Educacional para o Ensino Superior – 60horas
  • Metodologia da Pesquisa Cientifica – 60 horas
  • Psicologia da Educação- 60
  • Didática do Ensino Superior – 90 horas
  • Seminários de Pesquisa – 30 horas
  • Monografia – 60 horas

PERIODICIDADE

• Oferta do Curso: a cada 2 anos
  • Período de duração: 18 meses (incluindo o prazo para defesa da Monografia)